As viagens de ônibus tem se tornado algo comum no nosso cotidiano, seja para trabalho, viagens de lazer ou apenas locomoção.
Não podemos negar que o transporte de ônibus nos oferece algumas comodidades e facilidades para qualquer tipo de viagem, contudo devemos nos manter atentos quanto a nossa segurança.
É fato que para uma boa experiência de viagem necessitamos de segurança, porém isso não depende apenas de nós. A segurança engloba a fiscalização do veículo, o comportamento do motorista, estado do interior do veículo, medidas de segurança do passageiro, entre outros.
Confira algumas dicas que irão lhe ajudar a dobrar a segurança na hora de viajar:
A empresa que você escolher é um ponto importante para a sua segurança, pois ela é quem vai cuidar da maior parte da sua segurança e dos demais passageiros. No momento da escolha leve em consideração a reputação da empresa, avaliações de outros clientes e até mesmo o histórico de segurança da mesma.
É importante salientar que a empresa deve estar regulamentada com a fiscalização do veículo, que incluem:
Itens de Segurança;
Saídas de emergência;
Extintores;
Condições dos pneus;
Condições dos faróis traseiros e dianteiros;
Certificação de bagagem.
É relevante levar em consideração o comportamento do motorista, porém, o comportamento pode variar com base no contexto da viagem. Ao escolher a empresa, como no tópico anterior, é legal dar uma olhada se os motoristas recebem treinamento periodicamente, se são profissionais capacitados para a função.O motorista deve ser um profissional educado e prestativo, pois, ele é o primeiro a ser informado sobre qualquer divergência durante a viagem.
Uma observação importante é que os passageiros não devem tirar a atenção do motorista com conversas ou brincadeiras paralelas, pois isso põe em risco a vida de todos.
Um plano contingencial é extremamente importante no momento de planejar uma viagem, pois, nenhuma viagem está livre de sofrer imprevistos.
Leve em consideração os tópicos anteriores no momento de criar o plano B caso qualquer coisa saia do controle, um bom exemplo de planejamento contingencial é sempre manter contato com parentes ou amigos durante a viagem. Alguns outros exemplos a serem citados são:
Ficar atento as portas do veículo;
Verificar as saídas de emergência;
Colocar os pertences mais importantes em uma bagagem pequena que pode ser levada com você.
A segurança dos viajantes não se limita apenas a empresa da viagem, mas também ao passageiro, sempre siga e respeite as normas de trânsito para que a sua segurança e dos demais passageiros sejam mantidas. Alguns exemplos a serem seguidos são:
Não se levante se o veículo estiver em movimento;
Não atrapalhe as operações do motorista;
Respeite os demais passageiros, seja visual ou auditivo;
Não transportes objetos que podem trazer riscos a você ou aos outros;
Seja educado com todos.
Mantenha-se informado sobre o itinerário a ser percorrido, é importante saber o número e onde serão as paradas, o estado das vias, o tempo de viagem do início ao final da linha. Saber destas informações lhe ajuda no planejamento de necessidade durante a viagem, como alimentação, uso do banheiro e tempo de sono enquanto o veículo se desloca ao próximo ponto de parada ou destino.
Podemos ver que a segurança de uma viagem vai muito mais além que o estado dos veículos, durante uma viagem podemos contar com diversos fatores que podem ameaçar nossa segurança, por isso é importante sempre estar por dentro das dicas sobre segurança nas viagens.
Confira também: Viagem de ônibus: 8 dicas para quem vai viajar pela primeira vez