A carga fracionada é uma das grandes tendências da logística moderna. A solução tem sido cada vez mais adotada no Brasil, abrindo novas oportunidades principalmente para pequenas e médias empresas.
Saiba o que é carga fracionada e a diferença em relação à carga completa e veja se esta é a melhor solução para o seu negócio.
A carga fracionada é a forma de envio de volumes menores, de diferentes remetentes, que seguem para o mesmo destino ou locais próximos.
Como a rota é previamente calculada, vários pedidos com as mesmas características são colocados no mesmo caminhão, atendendo várias empresas de uma só vez.
Com isso, cada embarcador arca apenas com os custos do seu próprio envio. Ou seja, a carga total do caminhão é fracionada entre os clientes, que pagam menos do que uma carga completa — porque os custos do frete são compartilhados.
Imagine, por exemplo, que a sua empresa fica em Blumenau e você precisa fazer uma entrega de capas de almofada em São Paulo.
A sua caixa ocupa pouco espaço no caminhão, então ela seguirá com vários outros produtos com características parecidas de empresas da região para destinos próximos.
Assim, todos os custos do transporte, como combustível, pedágios, etc, são rateados. Dessa forma, reduz os gastos para todos.
No caso da carga completa, o caminhão é carregado apenas com o pedido de um único cliente. Então, mesmo que a carga seja pequena e não ocupe todo o espaço disponível, ela é enviada sozinha e a empresa precisa arcar com o valor total do frete.
Por isso, é mais indicada para empresas que têm um grande volume a ser transportado. Geralmente são negócios B2B (Business to Business, ou de empresa para empresa) ou produtos que precisam ser transportados sozinhos, como químicos, inflamáveis e cargas perigosas.
Outro caso em que a carga completa pode ser a mais indicada é quando há urgência na entrega e não pode haver paradas em outras localidades, como acontece na carga fracionada.
Assim, mesmo sendo mais cara, a carga completa pode ser a mais indicada para as suas necessidades.
Como você viu, a carga fracionada é um ótimo negócio para quem tem poucas encomendas, porque evita o pagamento de um frete cheio mesmo ocupando pouco espaço.
Porém, há casos em que a carga completa pode ser mais vantajosa ou é necessária. Então como saber qual o melhor tipo para a sua empresa?
Na dúvida, o ideal é analisar bem as necessidades da sua empresa para encontrar o tipo de carga com o melhor custo-benefício.
A carga fracionada costuma ser a melhor opção para empresas com pedidos pequenos e clientes espalhados por todo o país. É o caso dos e-commerces, por exemplo.
A carga fracionada oferece várias vantagens, devido ao aproveitamento de espaço no transporte, diversidade de produtos e vários remetentes.
Economia é a maior delas: com todos os custos da operação divididos por vários embarcadores, não sai cara para ninguém. Mas há outras vantagens também bastante interessantes.
A capilaridade geográfica, por exemplo, garante uma ampla cobertura do território nacional. Então sua empresa tem uma grande variedade de rotas à disposição.
Além disso, há um uso consciente do espaço da carga. Ao agrupar vários produtos de empresas diferentes em um só caminhão, há redução do trânsito nas estradas e o consequente impacto em todo o sistema viário.
Com isso, a carga fracionada se torna mais sustentável e permite a otimização das rotas.
A sua empresa também ganha mais agilidade nas entregas, porque não é preciso esperar juntar um grande volume de encomendas para preencher um caminhão inteiro e o valor do frete valer a pena.
Então, a carga fracionada possibilita que você faça fretes menores e com mais periodicidade. Assim, melhora o seu atendimento e a experiência de compra do cliente.
Um dos grandes diferenciais da Reunidas é o rastreio do transporte da carga fracionada. Ou seja, independentemente do tamanho do que você precisa entregar, ela não se perde.
Da coleta à entrega ao destinatário final, todas as transações são acompanhadas e registradas pela empresa. Então mesmo que a carga precise ser baldeada para outro veículo, ela é bipada e rastreada até chegar ao seu destino.
Essa tecnologia utilizada pela Reunidas está alinhada à usada pelas maiores empresas de transporte do mundo, levando ainda mais segurança para os nossos clientes.
E entre eles estão empresas de diversos setores, como autopeças, distribuidoras, e-commerces, laboratórios, óticas, serviços de papelaria, mobiliário e muitos outros que utilizam nossos serviços por caminhão ou ônibus.
Além disso, a Reunidas tem dois tipos de serviço de carga fracionada à sua escolha. Um deles é o Standard, que faz o transporte por rotas fixas e frequência determinada por semana.
O outro é o serviço customizado, que varia conforme a demanda. Assim, sua empresa pode personalizar a entrega. Um exemplo é agendar o envio semanal em horário determinado, para chegar ao destino no momento desejado.
Conheça as localidades atendidas pela Reunidas e aproveite todas as vantagens da carga fracionada para o seu negócio!