Há inúmeras informações divergentes sobre a viagem de ônibus com criança. O que, é claro, pode gerar questionamentos sobre exigências e regulamentos.
Foi pensando nisso que desenvolvemos este conteúdo! Ao longo do texto, você terá acesso às principais informações sobre esse processo, bem como dicas indispensáveis para a garantia da tranquilidade do trajeto.
Ficou curioso? Então, continue a leitura para conferir tudo!
Seja por necessidade ou por turismo, é normal que os responsáveis optem por realizar uma viagem de ônibus com criança. Contudo, esse processo pode não parecer tão fácil à primeira vista, gerando uma série de dúvidas.
Por isso, listamos a seguir os dois principais questionamentos quanto a essa prática. Leia a seguir as respostas deles!
A obrigatoriedade do pagamento da passagem para a viagem de ônibus com criança costuma ser a principal dúvida. É compreensível, já que a resposta para ela não é tão simples. Afinal, tudo depende da legislação dos estados e municípios, o que pode gerar confusão de informações.
Por exemplo, para linhas interestaduais, a criança com até 06 anos incompletos não precisa de um bilhete de passagem. Mas, para isso, a mesma precisa realizar a viagem no colo do responsável, e não na poltrona.
Já para as linhas intermunicipais em Santa Catarina, as crianças com idade inferior a 5 anos ficam isentas do pagamento de bilhete de passagem (também não podem utilizar o assento). Enquanto isso, para as linhas intermunicipais do Paraná, a isenção vale para crianças com menos de 6 anos.
O ideal é acompanhar e pesquisar essa informação no site da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, ou nos principais órgãos e entidades de sua cidade. É possível, até mesmo, solucionar essa dúvida com a companhia de ônibus escolhida.
Segundo o Estatuto da Criança e Adolescência ECA (Lei n. 8.069/90), existem algumas exigências legais quanto à documentação, para menores de 18 anos. São elas:
Menores de 16 anos, incompletos, dentro do Brasil:
Menores de 18 anos, incompletos, viagem internacional:
Além das respostas às dúvidas acima, reunimos algumas dicas que auxiliam no sucesso e tranquilidade da viagem de ônibus com criança. Leia a seguir a lista completa!
Considere a possibilidade de adquirir passagens noturnas. Assim, a viagem de ônibus com criança se torna muito mais fácil e tranquila. Afinal, esse é o horário perfeito para o descanso dela.
Com isso, não será necessário criatividade para contornar o tédio, o que reduz o estresse. Além disso, as crianças chegarão descansadas ao destino, não atrapalhando a rotina do sono.
Em complemento da dica anterior, não deixe de levar distrações, independentemente do horário da passagem. Isso porque, mesmo em viagens noturnas, crianças podem demorar para pegar no sono e terem maior resistência ao descanso.
Então, separe:
O lanche também é essencial para evitar o estresse gerado pela fome. O recomendado é levar alimentos reforçados que contribuam para a rotina alimentar da criança. No entanto, caso isso não seja possível, aposte em:
Evite comidas e lanches pesados e que o seu filho não esteja familiarizado, para evitar acidentes e imprevistos.
Para uma viagem de ônibus com criança de sucesso é essencial o uso de check-list, principalmente quando a criança for pequena. Essa prática auxilia a lembrar de todos os itens necessários e a montar uma mala eficiente e prática.
Para te ajudar, listamos alguns pontos que não podem faltar no seu check-list:
Uma dica: se possível, dobre a quantidade de roupa e de leite, principalmente com crianças de colo. É completamente normal que imprevistos aconteçam, atrasando a chegada. Por isso, esteja preparado para não passar por estresse desnecessário.
Contudo, evite malas sobrecarregadas! Tente realizar esse balanço para garantir a tranquilidade da locomoção. E não deixe, também, de conferir o regulamento quanto às bagagens. Por exemplo, segundo a legislação:
Leia também: Praias em Santa Catarina para visitar no verão
É possível que a viagem para certos destinos exija o cartão de vacinação. No entanto, independentemente da obrigação ou não, procure atualizar a vacina das crianças.
Assim, é possível evitar que fiquem doentes, garantindo que aproveitem a viagem.
Por fim, priorize o conforto da viagem de ônibus com criança. Ou seja, escolha assentos mais aconchegantes e empresas que promovem segurança e praticidade.
Por exemplo, na Reunidas, as passagens podem ser adquiridas pelo WhatsApp, facilitando ainda mais o processo.
Além disso, os tickets não precisarão ser impressos. Basta apresentá-los no embarque, juntamente com os documentos necessários, em forma digital. Assim, será possível evitar riscos de perda, garantindo uma viagem mais tranquila e segura.
Siga as dicas apresentadas acima e assegure a tranquilidade da viagem de ônibus com criança. E claro, adapte-as conforme a sua realidade e necessidade. O importante é ser flexível, adaptável e garantir a calma desse processo.
Então, conte com a Reunidas e realize a aquisição de suas passagens pelo WhatsApp! Para isso, clique no botão abaixo!