Paisagens belíssimas em uma natureza exuberante, hotelaria de primeira e muitas atividades diferentes com um povo para lá de hospitaleiro. A Serra Catarinense é um dos destinos de inverno mais procurados por pessoas de todas as idades e gostos.
Afinal, o que não faltam são atrações ecológicas, gastronômicas e esportivas para aproveitar o frio que chega fácil a temperaturas abaixo de zero. De junho a agosto as geadas frequentes em algumas regiões preparam um cenário branco que torna a viagem ainda mais inesquecível.
Então para te ajudar na difícil missão de escolher um lugar (ou vários) para chamar de seu nesse inverno, nós separamos 5 destinos incríveis na Serra Catarinense.
São Joaquim é um dos destinos de inverno preferidos para quem não abre mão de se aquecer degustando bons vinhos. Mas não é o único lugar na Serra Catarinense com vinícolas maravilhosas.
Longe disso. As cidades catarinenses são famosas no mundo inteiro por sua produção de vinhos premiados internacionalmente.
E São Joaquim é justamente um belíssimo exemplo de uma dessas cidades que fazem parte da chamada Rota dos Vinhos, com várias dessas vinícolas premiadas.
Por isso, São Joaquim é um roteiro certo para quem ama o enoturismo. Para começar, é praticamente garantido encontrar neve — até porque é lá que fica o Snow Valley, com uma tirolesa de 900 metros com duas sequências.
Mas, saindo da ecoaventura, nada como degustar um bom vinho. Das 16 vinícolas da cidade, 7 estão abertas à visitação. E a Vinícola D’Alture, por exemplo, ainda oferece o projeto de cabanas de luxo para quem quiser descansar sem pressa de voltar à cidade depois da degustação.
Quem vai com a família muitas vezes prefere um lugar com atrações bem variadas, que satisfaçam gostos diferentes. Nesse caso, Urubici é um dos melhores destinos de inverno na Serra Catarinense.
A cidade é considerada a que tem a melhor estrutura turística da região, além de cavernas, cânions, cachoeiras e as famosas florestas de araucárias. Tudo isso em adição de muitos hotéis e pousadas incríveis, restaurantes e bares para todos os paladares.
Para os esportistas de plantão, a cidade oferece salto de pêndulo, sky bike e tirolesa. E como as atrações se revezam para todos os lados, a dica é ficar no centro da cidade mesmo.
Além disso, se é frio o que você quer, Urubici é perfeito. É lá que fica o Morro da Igreja, a 1.822 metros de altitude, considerado o ponto mais frio do Brasil.
Para quem não faz questão de neve, mas ama os produtos orgânicos e aquele clima rural típico das melhores fazendas, Campo Alegre é um dos melhores destinos de inverno.
Na Serra Catarinense a cidade é conhecida pelos produtos coloniais, como queijos, geleias e pães com receitas centenárias, e os alimentos orgânicos. Passeios a cavalo e trilhas estão entre os principais esportes.
Mas a cidade também é conhecida como a Capital Catarinense da Ovelha, por isso a carne é o destaque da gastronomia local.
E, para se hospedar, pode contar com as belíssimas propriedades que abrem suas portas para você aproveitar um pouco da culinária e da vida no campo.
Para quem está em busca de belas imagens, Alfredo Wagner não decepciona. Bem ao contrário, como área de transição entre a Serra Catarinense, os Campos da Boa Vista e o Vale Europeu, a cidade oferece cenários espetaculares para quem ama fotografar.
O conjunto de formações rochosas merecem destaque. Os “Soldados de Sebold”, por exemplo, têm cerca de 90 metros de altura e parecem soldados em formação — por isso a origem do nome.
Já a Trilha do Arranha Céu, também no Campo dos Padres, é uma subida íngreme de 12 km na divisa com os municípios de Bom Retiro e Anitápolis.
A cidade também é conhecida como a Capital das Nascentes. Entre os rios que nascem no município, os mais famosos são o Rio Braço do Norte (afluente do Rio Tubarão), o Rio Canoas, o Rio Cubatão (deságua na Grande Florianópolis) e o Rio Itajaí-Açu.
Pequena e notável, Bom Jardim da Serra tem menos de 5 mil habitantes e é conhecida como a Capital das Águas. São mais de 35 cachoeiras com mais de 10 metros de queda d’água.
A cidade tem ainda o Parque Eólico e três cânions: o da Ronda, o das Laranjeiras e o do Funil. Mas preste atenção às margens da estrada para não perder as lojinhas incríveis com queijos e defumados da Serra Catarinense, de dar água na boca.
Agora que você já conhece alguns dos melhores destinos de inverno na Serra Catarinense, não arrisque deixar suas férias passarem em branco. Planeje agora suas viagens e garanta as passagens comprando online pelo WhatsApp!
Comprar passagem pelo WhatsApp com a Reunidas é rápido, prático e seguro! Aproveite e boa viagem!