Serra Catarinense: 5 destinos de inverno

Serra Catarinense: 5 destinos de inverno

Paisagens belíssimas em uma natureza exuberante, hotelaria de primeira e muitas atividades diferentes com um povo para lá de hospitaleiro. A Serra Catarinense é um dos destinos de inverno mais procurados por pessoas de todas as idades e gostos.

Afinal, o que não faltam são atrações ecológicas, gastronômicas e esportivas para aproveitar o frio que chega fácil a temperaturas abaixo de zero. De junho a agosto as geadas frequentes em algumas regiões preparam um cenário branco que torna a viagem ainda mais inesquecível.

Então para te ajudar na difícil missão de escolher um lugar (ou vários) para chamar de seu nesse inverno, nós separamos 5 destinos incríveis na Serra Catarinense.

 1 - Enocultura na Serra Catarinense: bem-vindo a São Joaquim!

São Joaquim é um dos destinos de inverno preferidos para quem não abre mão de se aquecer degustando bons vinhos. Mas não é o único lugar na Serra Catarinense com vinícolas maravilhosas. 

Longe disso. As cidades catarinenses são famosas no mundo inteiro por sua produção de vinhos premiados internacionalmente. 

E São Joaquim é justamente um belíssimo exemplo de uma dessas cidades que fazem parte da chamada Rota dos Vinhos, com várias dessas vinícolas premiadas.

Por isso, São Joaquim é um roteiro certo para quem ama o enoturismo. Para começar, é praticamente garantido encontrar neve — até porque é lá que fica o Snow Valley, com uma tirolesa de 900 metros com duas sequências. 

Mas, saindo da ecoaventura, nada como degustar um bom vinho. Das 16 vinícolas da cidade, 7 estão abertas à visitação. E a Vinícola D’Alture, por exemplo, ainda oferece o projeto de cabanas de luxo para quem quiser descansar sem pressa de voltar à cidade depois da degustação.

2 - Quer atrações bem variadas? Então a cidade é Urubici

Quem vai com a família muitas vezes prefere um lugar com atrações bem variadas, que satisfaçam gostos diferentes. Nesse caso, Urubici é um dos melhores destinos de inverno na Serra Catarinense.

A cidade é considerada a que tem a melhor estrutura turística da região, além de cavernas, cânions, cachoeiras e as famosas florestas de araucárias. Tudo isso em adição de muitos hotéis e pousadas incríveis, restaurantes e bares para todos os paladares. 

Para os esportistas de plantão, a cidade oferece salto de pêndulo, sky bike e tirolesa. E como as atrações se revezam para todos os lados, a dica é ficar no centro da cidade mesmo.

Além disso, se é frio o que você quer, Urubici é perfeito. É lá que fica o Morro da Igreja, a 1.822 metros de altitude, considerado o ponto mais frio do Brasil.

 3 - Produtos orgânicos e clima rural: Campo Alegre

Para quem não faz questão de neve, mas ama os produtos orgânicos e aquele clima rural típico das melhores fazendas, Campo Alegre é um dos melhores destinos de inverno. 

Na Serra Catarinense a cidade é conhecida pelos produtos coloniais, como queijos, geleias e pães com receitas centenárias, e os alimentos orgânicos. Passeios a cavalo e trilhas estão entre os principais esportes.

Mas a cidade também é conhecida como a Capital Catarinense da Ovelha, por isso a carne é o destaque da gastronomia local. 

E, para se hospedar, pode contar com as belíssimas propriedades que abrem suas portas para você aproveitar um pouco da culinária e da vida no campo.

4 - Paisagens de tirar o fôlego em Alfredo Wagner

Para quem está em busca de belas imagens, Alfredo Wagner não decepciona. Bem ao contrário, como área de transição entre a Serra Catarinense, os Campos da Boa Vista e o Vale Europeu, a cidade oferece cenários espetaculares para quem ama fotografar.

O conjunto de formações rochosas merecem destaque. Os “Soldados de Sebold”, por exemplo, têm cerca de 90 metros de altura e parecem soldados em formação — por isso a origem do nome.

Já a Trilha do Arranha Céu, também no Campo dos Padres, é uma subida íngreme de 12 km na divisa com os municípios de Bom Retiro e Anitápolis.

A cidade também é conhecida como a Capital das Nascentes. Entre os rios que nascem no município, os mais famosos são o Rio Braço do Norte (afluente do Rio Tubarão), o Rio Canoas, o Rio Cubatão (deságua na Grande Florianópolis) e o Rio Itajaí-Açu.

5 - Para quem ama cachoeira no frio, Bom Jardim da Serra!

Pequena e notável, Bom Jardim da Serra tem menos de 5 mil habitantes e é conhecida como a Capital das Águas. São mais de 35 cachoeiras com mais de 10 metros de queda d’água. 

A cidade tem ainda o Parque Eólico e três cânions: o da Ronda, o das Laranjeiras e o do Funil. Mas preste atenção às margens da estrada para não perder as lojinhas incríveis com queijos e defumados da Serra Catarinense, de dar água na boca.

Programe agora a sua viagem

Agora que você já conhece alguns dos melhores destinos de inverno na Serra Catarinense, não arrisque deixar suas férias passarem em branco. Planeje agora suas viagens e garanta as passagens comprando online pelo WhatsApp!

Comprar passagem pelo WhatsApp com a Reunidas é rápido, prático e seguro! Aproveite e boa viagem!

Compre sua passagem pelo WhatsApp! Clique e acesse.