Saiba a importância da logística para e-commerce

Saiba a importância da logística para e-commerce

Com a evolução e o desenvolvimento constante do comércio eletrônico, é normal que surjam algumas dúvidas quanto a logística para e-commerce. Sendo, inclusive, um dos principais questionamentos relacionados às vantagens oferecidas por esta área. 

Então, para obter a resposta para essa e demais perguntas, continue a leitura! Reunimos neste texto as principais informações sobre a prática. Vamos lá?

Relembre: o que é logística para e-commerce?

A logística para e-commerce nada mais é do que o conjunto de atividades referentes ao processo de entrega da mercadoria ao cliente final. Isto é, desde a matéria prima até o destino final. 

Logo, a diferença das demais logísticas, na verdade, está no modelo de negócio. Afinal, nesse caso, ocorre o planejamento e o controle de estoque de uma loja online.

O funcionamento do comércio eletrônico acontece 24h durante 7 dias da semana. Portanto, o ritmo costuma ser mais acelerado que o de outros modelos, exigindo um maior esforço de todas as áreas do negócio. 

Sendo assim, as ações estão relacionadas a:

  • Processamento de pedidos;
  • Embalagem;
  • Preparação;
  • Transporte;
  • Entrega; e
  • Até pós-venda (rastreamento de produtos). 

A correta gestão aqui é fundamental para garantir entregas rápidas e eficientes. Somente assim será possível assegurar a satisfação do cliente e, consequentemente, maior destaque mercadológico em meio a concorrência.

Até porque a logística para e-commerce tem um papel fundamental na experiência de compra do consumidor. Além disso, ela é essencial para a redução de custos operacionais e otimização de todas as atividades.

Vale destacar o crescimento exponencial, e com dinamismo, do e-commerce no país. Segundo uma pesquisa apontada pelo portal E-commerce Brasil, em 2022, o número de lojas virtuais atingiu a marca de 565.300. Isso significa 36 mil novos e-commerces em um ano!

Não por acaso, somente no primeiro semestre de 2023, as vendas no e-commerce atingiram mais de R$80 bilhões. E é por isso que, atualmente, as compras pela internet representam mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional, segundo a CNN.

Sendo assim, nesse cenário de alta concorrência, todas as áreas do comércio eletrônico precisam estar funcionando em completa harmonia. E a logística possui um papel fundamental no sucesso do negócio.

Leia também: Quais tipos de cargas podem ser transportadas?

Qual é a importância da logística para e-commerce?

Sabia que 73% dos consumidores esperam que e-commerce ofereça entregas ultrarrápidas? Isso faz com que 1/4 deles esteja disposto a trocar de loja se o prazo de entrega for mais curto! 

Por isso que, inclusive, 38% dos compradores afirmam pagar por serviços de assinatura que ajudam a reduzir este prazo. Logo, a entrega influencia diretamente na satisfação de 56% deles. 

Esse dado só reforça a relevância da logística para e-commerce eficiente. É claro que a entrega não é o único fator que importa. Até porque, se há falhas no controle de estoque, por exemplo, haverá, também, atrasos no envio do pedido. 

Portanto, é indispensável a qualidade das operações que antecedem este momento, assim como as que seguem.

No entanto, não tem como deixar de ressaltar que a entrega é um dos pontos que mais afetam a competitividade da loja online. Afinal, como vimos, o mesmo serve como critério na tomada de decisão do comprador.

Mas, é possível ir além e citar alguns dos benefícios e ganhos gerados pela qualidade desta logística. São elas:

  • Colabora com o diferencial competitivo;
  • Promove excelentes experiências de compra;
  • Melhora a imagem mercadológica da loja;
  • Reduz custos e desperdícios;
  • Eleva a margem de lucro;
  • Aumenta a produtividade;
  • Centraliza informações;
  • Gera maior controle dos processos;
  • Gestão inteligente e estratégica.

Como otimizar o processo de logística para e-commerce?

Como otimizar o processo de logística para e-commerce

Como vimos, a logística para e-commerce segue o mesmo conceito daquelas utilizadas por outros modelos de negócio. No entanto, algumas atividades necessitam de maior atenção neste contexto, para assegurar a performance de todo processo.

Então, deve-se garantir a qualidade das etapas de:

  • Estruturação do fluxo logístico e das políticas de fretes;
  • Realização do correto e adequado recebimento da mercadoria com o fornecedor;
  • Armazenamento organizado e padronizado;
  • Controle, otimização e atualização do estoque;
  • Processamento adequado dos pedidos;
  • Preparação e embalagem do produto;
  • Apoio de transportes eficientes, gerando entregas rápidas e seguras;
  • Disponibilização do rastreamento eficiente;
  • Ações assertivas de logística reversa.

Mas, para promover a produtividade dessas atividades é necessário automatizar a maioria delas. Aposte em softwares de gestão e tecnologias que se integrem ao ERP da loja. Assim, será possível otimizar tarefas repetitivas, evitar erros humanos e garantir a geração de dados inteligentes, em tempo real.

Inclusive, será por meio dessas informações que haverá a possibilidade de mensuração de taxas e indicadores de desempenho e produtividade. A análise constante deles também faz parte da logística para e-commerce e é fundamental para a previsibilidade de cenários e qualidade das operações.

Por fim, para garantir ainda mais o sucesso das operações, o ideal é que a logística para e-commerce esteja alinhada ao atendimento ao cliente. Afinal, um afeta o outro, certo?

Portanto, avalie as experiências e expectativas do consumidor e saiba quais soluções logísticas podem ser aplicadas para evitar o abandono de carrinho. Por exemplo, as informações sobre a entrega, troca e devolução são de fácil acesso no site? 

E claro, não deixe de treinar as equipes de todas as áreas. Os colaboradores precisam ser capazes de, além de operacionalizar as ações com assertividade, interpretar informações. Para, assim, gerar insights valiosos para os diversos segmentos, inclusive o da logística.

Próximo passo!

Logística para e-commerce com a Reunidas

Diante do apresentado, podemos afirmar que a qualidade e produtividade da logística para e-commerce é indispensável para o sucesso do negócio. Por isso, a seleção de parceiros, fornecedores e transportadoras deve ser realizada de maneira cautelosa.

Afinal, eles precisam oferecer excelentes serviços, com rápida entrega e por um valor justo. Além disso, as soluções precisam ser flexíveis para atender às necessidades da sua loja.

Como, por exemplo, é o caso da Reunidas! Somos especializados no serviço de transporte para o e-commerce, intermediando a operação de coleta, transferência e entrega. Tudo isso com qualidade, praticidade e segurança de soluções exclusivas e personalizadas para encomendas de variados pesos e volumes.

Estamos atualizados e alinhados à necessidade crescente do mercado de compras online. Por isso, o serviço de Carga Fracionada para transporte de e-commerce conta com excelente infraestrutura. 

Isto é, são cerca de 52 pontos de atendimento na Região Sul e Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas. Com isso, cobrimos mais de 1300 municípios. E também estamos presentes em Minas Gerais, Bahia, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.

Asseguramos pontualidade porque dispomos de turnos de 24 horas para a entrega de encomendas no destino certo, de maneira segura e eficaz. Além, é claro, do apoio de nossa frota de 400 veículos!

Destacamos que também disponibilizamos o serviço Express, ideal para encomendas de até 30kg. Aqui a carga é levada de rodoviária a rodoviária, em mais de 90 cidades na região do Sul do Brasil. Contudo, a entrega é feita via ônibus, com chegada ao destino em até 24 horas!

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